O Ministério da Saúde e seus parceiros dispõem de livros com conteúdos muito importantes para profissionais da saúde. Atualize-se sempre!




______________________________

Guia de Vigilância Epidemiológica

O Guia de Vigilância Epidemiológica é mais um instrumento para profissionais da saúde, em especial os da Saúde da Família que trabalham diretamente com a vigilância em seus territórios.





_____________________

Doenças Infecciosas e Parasitárias

As doenças infecciosas e parasitárias têm importante morbidade na atenção básica e são na grande maioria, problemas de saúde pública comuns na maioria das unidades de saúde da família. É imprescindível que todo enfermeiro conheça as patologias e saiba como intervir diante delas. O manual que segue para download é um ótimo aliado neste processo, que inclui informações desde sinais e sintomas das doenças e sua fisiopatologia até as necessidades de prevenção, intervenção e notificação das doenças.



_____________________

O Trabalho do ACS

Faz parte do Processo de Trabalho do Enfermeiro de Saúde da Família garantir a Educação Permanente de sua Equipe. É interessante perceber que na ESF faz também parte desta equipe os Agentes de Saúde e não somente os técnicos ou auxiliares de Enfermagem, visto que é papel do Enfermeiro coordenar tais Agentes. Isso está garantido na Política Nacional de Atenção Básica. Um material muito importante elaborado pelo Ministério da Saúde são as publicações a seguir, que estão disponíveis para download. Uma boa dica é trabalhar este material junto com os agentes de saúde, discutindo mensalmente temas para que sejam abordados por eles na ocasião das visitas domiciliares. O Agente de Saúde caracteriza-se enquanto ator central na estratégia de saúde da família quando se refere a visita domiciliar. 







_____________________

Procolos Clínicos



O Ministério da Saúde lançou, em Brasília, a primeira edição do livro Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapeuticas. Neste volume, estão contidos os protocolos de 33 doenças de um total de 63 que serão atualizadas até o fim deste ano. Os protocolos funcionam como “manuais” que trazem informações detalhadas sobre como se proceder quanto ao diagnóstico, tratamento, controle e acompanhamento dos pacientes.





Para acessar o sistema de leitura Clique Aqui!